Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galbuliformes
Família: Bucconidae
 Horsfield, 1821
Subfamília: Bucconinae
 Horsfield, 1821
Espécie: M. striata

Nome Científico

Malacoptila striata
(Spix, 1824)

Nome em Inglês

Crescent-chested Puffbird


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Barbudo-rajado

O barbudo-rajado é uma ave galbuliforme da família Bucconidae. Também é conhecida pelos nomes de joão-barbudo, barbado, jururu, bole-bole e joão-doido. É endêmica do Brasil.

Apresenta 2 subespécies:

Características

Mede cerca de 20 cm de comprimento, com as partes superiores, cabeça e manto marrom-escuro estriado de ocre; garganta branca, com uma faixa negra logo abaixo; partes inferiores marrom-cinzentas, com peito superior tingido de ocre; “vírgula” branca na base do bico.

Indivíduos com plumagem albina

O que é albinismo?

O Albinismo se caracteriza pela perda total dos pigmentos, tanto da melanina quanto dos carotenóides, podendo ocorrer em todo o corpo ou em partes dele. Diferentemente do leucismo, onde apenas as penas perdem a coloração, o indivíduo albino apresenta-se com coloração branca, bico e patas mais claros e os olhos, por não possuírem coloração, apresentam a cor vermelha dos vasos sanguíneos. Um indivíduo albino possui baixa resistência, principalmente ao sol, apresentando visão mais fraca e, às vezes, fotofobia.

Alimentação

Alimenta-se de insetos e pequenos artrópodes, podendo vir ao solo à procura de alimento. Segue formigas de correição e acompanha bandos mistos de aves.

Reprodução

Para nidificar cavam uma galeria em solo acidentado ou barranco, dando em câmara incubatória forrada com um pouco de capim e folhas secas. A entrada às vezes é camuflada com folhas e galhos empilhados pelos pássaros. Põe 2 a 3 ovos brancos e brilhantes.

Hábitos

Habita o interior da mata escura onde haja abundância de folhas caídas, borda de matas primárias e secundárias margeada com capinzais altos, bambuzais e clareiras na Mata Atlântica e matas residuais mesófilas do Sudeste, mesmo as de pequeno porte. No Maranhão, vive em matas de terra firme, no sub-bosque. Engata a cauda lateralmente quando empoleirado. Encontrado solitário ou em pares.

Voz: Assobio fino que bem poderia ser de um tiranídeo pequeno: “biä, biä, biä”…, seqüência horizontal de 10 e mais pios. Silencia a maior parte do ano.

Distribuição Geográfica

É endêmico do Brasil. Malacoptila striata striata: Ocorre do sul da Bahia a Minas Gerais e Santa Catarina. Malacoptila striata minor: Disjuntamente no Maranhão e Piauí. Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Galeria de Fotos